sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Atividade 2009


Aconteceu dia 29.08.09, no auditório da Faculdade Litoral Sul, Facsul, a plenária da CUT, organizada pelo SISPUMI, que envolveu sindicatos de várias categorias da Baixada Santista e Vale do Ribeira e contou com a presença de vários representantes destas entidades, bem como a do Vice-Presidente da CUT de São Paulo, Carlos Romiro, do seu Coordenador Francisco Nogueira e Roberto Franklin de Leão, Presidente da Confederação Nacional da Educação.
Durante toda a plenária os mediadores falaram da necessidade de planejamento nas 17 subsedes que a CUT tem nestas regiões, pois depois das convenções que aconteceram a nível nacional, estadual e regional será necessário a estruturação das entidades de classes para que seja possível implantar um plano de trabalho visando a uma melhor organização e funcionamento político destes sindicatos.
Para o Vice Presidente da CUT depois das plenárias que aconteceram, com a resoluções em mãos, é preciso se estabelecer os planos de trabalho que iremos implementar para "partirmos para a luta".
Segundo ele, a Central Única está visitando cada sindicato, abrindo temas para discussões, apresentando as propostas aos sindicalistas que beneficiem os trabalhadores e toda a sociedade. "A plenária em Itanhaém foi ótima. Vieram muitos sindicatos importantes e alcançamos o nosso objetivo em estar passando parte do que colhemos nas convenções anteriores."
De acordo com Francisco Nogueira há a importância de fazer a aproximação da sociedade com a CUT para por as políticas afirmativas para dentro dos setores públicos e cobrar dos aparelhos políticos, seja Prefeitura ou Câmara, por exemplo, a melhoria de salários, de qualidade de vida do servidor. "Assim estes orgãos podem exercer suas funções e dar um serviço de qualidade para a população, onde o servidor possa contribuir para uma sociedade ainda melhor".
Para Nogueira é preciso intensificar esforços na formação dos dirigentes, qualificar a mão de obra do trabalhador, estabelecer uma boa comunicação entre sindicato e os servidores e melhorar a participação de todos nos movimentos sociais. "A CUT está interessada na integração da sociedade visando saber quais são seus anseios a fim de ajudá-la no exercício da cidadania plena".
Aproveitando a oportunidade Nogueira agradeceu ao SISPUMI pela realização da plenária e comentou sobre a importância deste sindicato: "o SISPUMI tem papel fundamental diante da CUT. Através dele conseguiremos organizar outras entidades que estão necessitando de nossa ajuda.", finaliza.